A Cidade de Fafe

O concelho de Fafe estende-se por uma área de 224 Km2, situando-se num planalto cuja altitude se aproxima em média dos 562 metros, chega a atingir  pontos na ordem dos quase 900 metros. Com uma população que se aproxima dos 55 mil habitantes, Fafe inscreve-se em pleno Verde Minho, mais concretamente na sub-região do Vale do Ave, de que o mais importante afluente, o Vizela, nasce no território  do município.
Como qualquer outro concelho, Fafe teve grande propensão para a emigração. Na realidade, o séc. XIX marcou as terras de Fafe, sobretudo com a forte  incidência emigratória para o Brasil, na época a terra mais apropriada, à procura de fortuna. Muitos destes emigrantes transportariam para Fafe as suas economias (muitas) aplicando-as na construção de belos edifícios e palacetes.
Os anos sessenta marcaram outra fase de grande emigração, nomeadamente na corrida para os países da Europa onde a mão-de-obra era escassa – Alemanha, França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Em menor escala, a África do Sul, o Canadá e a Venezuela receberam emigrantes destas terras, ainda que para o Brasil se fossem registando amiudadas deslocações.
O movimento emigratório operou grandes transformações nos “usos e costumes” dos fafenses, de um modo particular no pensamento, na economia e na cultura, que permitiu um significativo progresso no crescimento económico, fruto das transferências de capitais e sua aplicação.
Em Fafe, os visitantes encontram diversos motivos de interesse histórico digno de serem apreciados, nomeadamente as edificações caracterizadas por uma arquitetura e decoração de “gosto brasileiro” conseguidas pelos emigrantes que no Brasil fizeram fortuna e aplicaram os seus capitais